Um exemplo simples é o caso do paciente que tem um acidente vascular cerebral isquêmico. Se o paciente chega em menos de 3 horas no hospital, temos a oportunidade de fazer o diagnóstico preciso e tentar desobstruir a artéria entupida por um coágulo. Isso pode ser feito por meio de um medicamento chamado r-TPA ou por cateterismo e o paciente será atendido com presteza desde os primeiros minutos no hospital até sua alta para casa. Outro exemplo relativamente frequente é quando um paciente com dor de cabeça entra em surto de enxaqueca que não responde aos tratamentos por via oral. Nesse caso internamos o paciente e usamos os recursos que a neurologia hospitalar pode nos fornecer. Utilizamos inclusive com procedimentos minimamente invasivos, como os bloqueios terapêuticos de nervos, restituindo o paciente à sua condição normal.
Requisitos para neurologia hospitalar de alto padrão
A neurologia hospitalar demanda um ambiente bem estruturado do ponto de vista tecnológico para realização dos exames mais detalhados. Também precisa de equipes multidisciplinares com fisioterapia, fonoterapia, enfermagem e outros profissionais que prestam o atendimento global ao paciente neurológico. Poder contar com o apoio de outras especialidades é igualmente importante. Desse modo, preferimos trabalhar em hospitais que contam com um corpo clínico de médicos e médicas de alto padrão técnico-científico e humano. Por fim, mas não menos importante, a hotelaria é fundamental para diminuir o estresse de uma internação e tornar a experiência do paciente e dos familiares uma vivência curativa. Ambiente e cuidados humanos juntos compõem a hospitalidade que todos nós desejamos quando nos sentimos vulneráveis e precisando de ajuda.

Hospitais em que atendemos
Considerando todos esses pontos de vista, quando precisamos dar suporte em neurologia hospitalar para nossos pacientes, escolhemos criteriosamente as instituições para realizar nosso trabalho.
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é atualmente nossa primeira escolha. Lá atendemos aos nossos pacientes internados, realizamos apoio para outras especialidades que nos requisitam e também participamos do CATSMI – Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa, coordenado pelo Dr. Ricardo Caponero. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz consegue um equilíbrio perfeito entre avanços tecnológicos, corpo médico de alto nível, equipes multidisciplinares de ponta e atendimento humanizado com hotelaria magnífica. Além disso, estando perto de nosso consultório, é favorável para os atendimentos mais intensivos.
A Beneficência Portuguesa de São Paulo foi nossa segunda casa de 2000 a 2010, época em que estivemos à frente do grupo clínico da equipe do Professor Raul Marino Jr. (2000-2005) e depois como chefe de equipe (2000-2010). Atendemos milhares de pacientes nesse período e consolidamos grandes amizades com todas equipes hospitalares. A partir de 2011 permanecemos como médico titular de neurologia porém sem uma equipe formada, optando por dedicar mais tempo aos pacientes de consultório. O complexo hospitalar da BP está em constante transformação e aprimoramento, buscando níveis cada vez mais alto de atendimento e hotelaria. A construção do BP Mirante nos presenteou à classe médica como uma opção premium para realização da neurologia hospitalar. O centro diagnóstico é muito bem equipado e conta com renomados especialistas. A Beneficência Portuguesa continua sendo uma referência brasileira e somos felizes de atender os pacientes que a escolhem.
O Hospital Israelita Albert Einstein é a mais avançada instituição hospitalar do nosso país. Poder cuidar de pacientes internados na unidade Morumbi é uma experiência marcante pela grandiosidade do complexo hospitalar. Lá estão os mais modernos equipamentos, as técnicas mais avançadas de atendimento aos pacientes, com nível internacional. O corpo clínico é impecável e o atendimento das equipes multidisciplinares é sempre altamente competente. Realizar atendimento em neurologia hospitalar no Albert Einstein é tão gratificante que vale o deslocamento de vencer a distância geográfica entre o consultório e o hospital. Aos meus pacientes que moram no Morumbi, recomendo sempre que procurem o pronto atendimento e informem meu nome. Os colegas imediamente entram em contato e seguimos o atendimento.
Além dos mencionados, podemos também realizar atendimento aos pacientes internados no Hospital do Coração – HCor e no Hospital Sírio Libanês. Ambos são inquestionáveis na qualidade do atendimento e nos provêm de todos os recursos necessários para o atendimento em neurologia hospitalar que nossos pacientes merecem. Principalmente quando nossos pacientes já acompanham com médicos de outras especialidades que atuam nesses hospitais, optamos por acompanha-los nessas grandes instituições.
Para saber mais sobre todos os serviços que prestamos, clique AQUI.